segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Você já ouviu falar na Carta da Terra?


A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica neste século 21. Ela tem o objetivo de inspirar todos os povos a um novo sentido de responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, especialmente neste momento em que vivemos, de individualismo e egoísmo crescentes.

O projeto começou como iniciativa das Nações Unidas e foi concluída como documento de todos os povos e hoje tem adesão de mais de 4.500 organizações internacionais. Entretanto, apesar de lançada há dez anos e de ser uma "produção" mundial, a Carta da Terra ainda é desconhecida da maioria das pessoas.

"É uma visão de esperança e um chamado à solidariedade e ao amor", afirmou Cristina Moreno, uma das voluntárias que divulgam os princípios da Carta, em palestra na Escola Gaia Astrológica, dia 28 de julho. "Nós, humanos, nascemos para amar. O amor é a única emoção que expande o olhar e cria relacionamentos sustentáveis", disse.

Mas o que são relacionamentos sustentáveis? "Diante de um pensamento, palavra ou atitude, questione-se sempre: se alguém fizesse isso comigo, como eu me sentiria? Relacionamentos sustentáveis são aqueles cuja base é o amor e a transparência no diálogo, o cuidado com o outro, o colocar-se no lugar do outro sempre. O coração tem que vir antes da razão, primeiro sentimos, depois agimos", disse Cristina. Ela explicou que, além das inteligências cognitiva e emocional, o ser humano tem a inteligência espiritual, cuja base é a mente ética. É essa inteligência que deve ser acionada cada vez mais.

A Carta da Terra tem 16 princípios estruturados em 4 pilares, base do "ser sustentável". São eles:

1) Respeitar e cuidar da comunidade da vida
2) Integridade Ecológica
3) Justiça Social e econômica
4) Democracia, não violência e paz.

A mente ética é a base do ser sustentável e como bem disse a Monja Coen, "não há mais tempo para brincar que não sabemos do que sabemos".

Mãos à obra! Vamos pautar nossas vidas na família, no trabalho e em todos os relacionamentos pela ética, pela solidariedade, pelo respeito.

Saiba mais em www.cartadaterrabrasil.org