terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comunicação virtual

Comunicar num contexto virtual é uma missão que exige um cuidado especial com a linguagem e com a estética. É necessário atrair visualmente o leitor e simplificar de tal modo a linguagem que esse conjunto -- texto e imagem -- seja capaz de exercer atração em meio aos vários estímulos do cotidiano e assim haja interesse em continuar "folheando" cada página na tela do computador. Sinal dos tempos!!! Tempos que exigem menos desperdício e cada vez mais consciência quanto à sustentabilidade do meio ambiente, ou seja, economia de recursos (especialmente se esses recursos significam árvores...).

Comunicar sempre é diferente de informar. A comunicação tem "algo mais", porque não é a simples transmissão de um fato, notícia ou idéia. Comunicar pressupõe certa sintonia com o interlocutor, um tipo de empatia, de se colocar no lugar do outro para que ele compreenda a mensagem e assimile os conceitos transmitidos.

A comunicação eficaz traz em si consideração pelo "receptor", seja ele leitor, ouvinte ou expectador, porque pressupõe que é necessário muito respeito para conquistar espaço e também ser respeitado em meio a essa verdadeira enxurrada de fatos com os quais convivemos. Selecionar o que é mais importante, sintetizar as informações, traduzir termos técnicos e tornar a linguagem acessível e interessante são ingredientes para uma comunicação eficaz.

Nestes tempos virtuais, muitas empresas estão optando por jornais eletrônicos, até porque é crescente o número de pessoas acostumadas com a linguagem dos computadores. Seja impressa ou eletrônica, no entanto, a missão de comunicar não pode abrir mão de valores como ética e compromisso com a verdade. Sem esses atributos não se pode transmitir nada que seja digno de confiança.

Nenhum comentário: