quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O velho e o novo: cada um com suas características, boas e ruins...


O que é ser velho? O jovem é "o bom"?

Há jovens que parecem velhos e velhos que se sentem jovens.No mundo da relatividade, sempre existem os dois lados da história e nestes tempos em que se vive cada vez mais, é bom deixar de lado qualquer tipo de estereótipo, preconceito ou paradigma.

Cronos,
o senhor do tempo na mitologia grega, que para os romanos era o velho (e sábio) Saturno, simbolicamente representa o crescimento, o amadurecimento e o envelhecimento. É ele quem nos ensina a responsabilidade e a seriedade, mostrando os limites e nos obrigando a aprender com as experiências e a expandir a consciência, enquanto enfrentamos as duras responsabilidades que a vida nos impõe.

Cronos, de onde derivou a palavra cronologia, ensina e depois cobra. Muitas vezes cobra caro, dependendo do nível de responsabilidade que adquirimos (ou não) diante dos aprendizados impostos pela vida. Conforme o caso, essa força do tempo pode tirar ou retribuir, mas sempre com justiça, na medida do esforço. É tudo proporcional.

É o tempo, com as experiências e aprendizados, que nos faz crescer. Crescimento muitas vezes dolorido, cansativo. Esse é o preço que se paga para adquirirmos maturidade, como a figura do eremita, que percorre um longo e solitário caminho até chegar ao ápice da sabedoria.

De outro lado há o jovem, geralmente rebelde, mais sintonizado com as energias de Urano, que deseja romper com os limites e obrigações que o velho Cronos impõe. O jovem busca o novo, o diferente, a liberdade. Quer quebrar estruturas e padrões. Nos lança em direção ao desconhecido, destemidos, contra as regras, porém sem a prudência, a paciência e o bom senso que geralmente os velhos conhecem bem.

Velho ou novo: qual é o melhor? Qual deve ser enaltecido?

Nenhum dos dois! Cada um tem seu papel e envelhecer pode ser tão bom quando crescer. O melhor é viver de forma integrada. E única.

Um comentário:

Antonio Coni Neto disse...

Velho ou novo, o melhor é viver cada instante como um eterno aprendiz,intensamente.
Bom texto.
Beijos,