segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mudança de ciclo: você tem medo?

Dizem que os Maias previram o fim dos tempos em 21 de dezembro de 2012, data do solstício de inverno no hemisfério Norte, entrada no signo de Capricórnio.

Esse povo, que viveu entre 1800 a.C. e 1450 d.C, conhecia astronomia e calculou que em 2012 ocorreriam tempestades solares que mudariam a inclinação da Terra, provocando desequilíbrios de proporções catastróficas.

Os arquétipos astrológicos de fato mostram que, desde meados de 2008, há aspectos tensos, que se estenderão até 2017. Na verdade, o céu de 2010 é que revela fortes sinais de mudanças nas estruturas do poder, na economia, nos relacionamentos, na maneira como tratamos a Terra. Se isso significa o fim do mundo, ninguém pode afirmar. Entretanto, há uma certeza: chegamos ao fim de um tipo de mundo que conhecemos e iniciamos uma nova consciência. Quem viver, verá!

O que acontece no céu de 2010?

Urano e Júpiter em Áries em tensão (quadratura) com Plutão em Capricórnio. Satuno em Libra oposto a Urano e Júpiter, quadratura com Plutão. Marte entrando em cena, ao lado de Saturno para complicar mais ainda a cena.

O melhor é sentar e... meditar.

Esse tipo de céu lembra os anos 1930, período da queda da Bolsa de Valores de Nova York, que trouxe um novo ciclo de valores para a humanidade, derrubando velhas estruturas, a duras penas. Os ciclos apenas se repetem e sempre que há crises há também aprendizados. Para quem quiser aproveitar a crise como oportunidade, é claro!

Sintomas: nervos à flor da pele

O primeiro sintoma das mudanças que se anunciavam foi a crise financeira mundial, já em 2008, após a primeira entrada de Plutão em Capricórnio. Começou então uma fase de depuração, de limpeza dos excessos. Muita gente sentiu na pele.

As áreas mais atingidas são praticamente todas, desde a geológica (deslocamento de placas tectônicas e erupções vulcânicas são exemplos), passando pelo setor financeiro (quebradeiras, endividamentos) e comportamental (medo, insegurança, nervosismo, perda da civilidade, desorganização).

Recomendações úteis

O momento é de limite entre forças conservadoras, que insistem em "preservar", e impulsos inovadores. No nível pessoal, pergunte-se: o que posso inovar? O que devo manter? O que realmente é necessário? O que é supérfluo?

Como os planetas em trânsito estão nos primeiros graus dos signos cardinais, a natureza da “resposta” é impulso, ação, movimento rápido. Pessoas acomodadas sentirão mais os abalos.

Dicas para não naufragar:

• Aja de forma preventiva, antecipe-se. As oportunidades serão rápidas e de curto prazo. Atenção ao tempo presente. Centre-se, permita-se viver o novo!
• Fortaleça estruturas, fundações. Amizades, trabalho, relacionamentos devem ser construídos em bases sólidas, com boa estrutura, fundamentadas no real, no possível, no sustentável, ou não sobreviverão.
• Aposte na gestão em parcerias, na divisão de responsabilidades.
• Economize recursos, especialmente os que estão em esgotamento.
• Momento de austeridade. Organize as finanças pessoais. Corte supérfluos. Não se endivide. Viva dentro do seu orçamento.
• Valorize o essencial, as amizades e afetos verdadeiros, os colaboradores genuínos. Dispense o falso, o marketing.
• Controle o stress. Cuidado com o nervosismo, evite confrontos e discussões. O momento é tenso!

Não entre na paranóia. A vida é feita de ciclos e a humanidade já passou por muitos parecidos com esses. Conecte-se aos Mestres, prepare seus instrumentos de bordo e boa viagem!

Nenhum comentário: