quinta-feira, 7 de maio de 2009

Alimentos orgânicos: vale investir

Num planeta que corre riscos em razão dos maus tratos promovidos pelos habitantes humanos, os cuidados para um consumo mais consciente são cada vez maiores. "Desta vez, ou elaboramos uma alternativa, um novo paradigma civilizatório, com outro modo de produção, respeitador dos ritmos da natureza e um novo padrão de consumo solidário e frugal ou teremos que aceitar o risco do desaparecimento de nossa espécie e de uma grave lesão da biosfera. "A Terra pode continuar sem nós. Nós não podemos viver sem a Terra", disse recentemente o teólogo Leonardo Boff.

O negócio é sério. O calor aumenta, as geleiras derretem, as águas dos oceanos sobem, a chuva desaba sobre o mundo, o ar poluído adoece as pessoas, a seca acaba com as plantações, os alimentos estão contaminados por agrotóxicos potentes, a indústria farmacêutica lucra com medicamentos... O efeito colateral disso tudo é um desequilíbrio em larga escala, físico, mental, emocional, planetário. Esta "casa" está precisando de cuidados urgentes e nós, tidos como racionais, precisamos acordar para essa triste realidade e transformar velhos padrões destrutivos.

Comecemos com algo bem simples: a alimentação. A maioria das feiras livres e supermercados já oferece produtos orgânicos, cultivados à moda antiga, sem o uso de fortes doses de fertilizantes e outras químicas que favorecem o crescimento e a expulsão das pragas, mas contaminam o solo, a água e a nossa saúde. Para quem mora na cidade de São Paulo, o Parque da Água Branca tem uma feira especializada em alimentos naturais, todo sábado de manhã. E ainda oferece um super café, só com delícias saudáveis.

Verduras e frutas orgânicas fazem bem, não poluem nosso sangue e ajudam a terra a ficar mais forte para as próximas semeaduras. Reclama-se que custam mais caro do que os produzidos quimicamente, mas, por outro lado, os alimentos mais puros fortalecem nossas defesas, evitando problemas com a saúde e gastos com remédios e tratamentos.

Vale experimentar e perceber os efeitos.

Nenhum comentário: