terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Contentamento é a chave de ouro

Questionado sobre qual seria a fonte da eterna juventude, o professor de yoga Shotaro Shimada, 80 anos, disse que a chave de ouro é o “contentamento”. “Praticar o contentamento é fundamental para a paz interior e a saúde do corpo e da mente”, afirmou com uma autoridade serena de quem pratica exatamente o que fala.

Shimada é um ser que emana tranquilidade e felicidade constante. Admirado por muita gente neste Brasil, já exaltava os poderes do yoga nos anos 60, 70, 80... em programas da antiga TV Tupi e em outras emissoras. Professor há exatos 50 anos, na mesma sala da avenida Consolação, ensina jovens, maduros e “bem maduros”. Um de seus alunos, por exemplo, tem nada menos que 93 anos, comemorados em plena sala de aula, e o mais interessante é que começou a praticar yoga com 82 anos! Prova de que não há idade para investirmos em nossa saúde.

Saúde para o professor é respeitar o equilíbrio do corpo e observar sempre os exemplos que a natureza nos dá. Há décadas, ele acorda religiosamente às 5h30 e faz posturas e pranayamas (respirações) como preparo para a meditação, objetivo real dessa prática. Parece ter sáude de ferro e flexibilidade de criança. “A patologia é o desrespeito à fisiologia. Devemos comer o suficiente, nem mais nem menos; dormir o suficiente, exercitar o corpo e praticar a constante presença em tudo o que fazemos”, diz sempre. No início de cada aula, Shimada lembra os alunos de que é necessário estar “com a mente presente” em cada movimento. “Não adianta realizar posturas mirabolantes de forma mecânica, com a cabeça distante, cheia de pensamentos. O efeito não é o mesmo. O yoga é simples e exige concentração em cada movimento, colocar a mente e energia em tudo o que estivermos fazendo. Assim, os resultados físicos e mentais dos exercícios são mais eficazes, a respiração se acalma, há mais alegria interior”, assegura.

Já faz um tempo que o Mestre Shimada está com a agenda lotada. Atualmente, também dá aulas na USP e no curso de pós-graduação da FMU. Faz palestras em todo o Brasil e já esteve na ìndia, visitando o Kaivalyadhama - Yoga Institute, em Lonavla, onde são realizadas pesquisas científicas sobre os efeitos do yoga na saúde. Recentemente lançou o livro “A Ioga do Mestre e do Aprendiz - Lições de uma Vida Simples para a Plenitude”, escrito pelo jornalista Wagner Carelli.

Haja fôlego! Como se vê, a idade pode ser a manifestação da mais simples (e prática) sabedoria!

Nenhum comentário: