quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que você quer ser quando crescer?

“Tempo rei, transformai as velhas formas do viver. Ensinai-me, oh Pai, o que eu, ainda não sei”...

Numa de suas mais lindas canções, “Tempo Rei”, o compositor Gilberto Gil pede ao Pai eterno que nos ensine os mistérios desta vida, que só entendemos através das experiências (e dores) que o tempo proporciona.

Tem gente, parece, que já nasceu sabendo. Encurta caminhos, assimila mais rapidamente as lições, aprende rápido com as experiências. Para outros, como o crescimento demora! São necessárias muuuuitas “cabeçadas”, e mesmo assim a impressão é que a “ficha não cai”... Todos nós, no entanto, somos lapidados pelo tempo, não dá pra fugir disso. Temos que crescer, na marra. Mais cedo ou mais tarde, a pedra bruta que vai recebendo o toque paciente do velho ourives transforma-se num diamante. Esse é o destino da raça humana: evoluir, aperfeiçoar-se, “transformar as velhas formas do viver”, receber os golpes da lapidação e revelar a jóia escondida.

Até chegar nessa percepção, no entanto, há um longo caminho a percorrer, não tem jeito. Mas esse é o objetivo implícito no mistério da vida, não é mesmo? Caminhar, cair, aprender, levantar, perceber, crescer. O preparo deve começar logo. Quanto mais cedo, mais fortalecidos estaremos para a jornada. Quem conhece os mapas, sabe reconhecer os atalhos. Existem alguns, nem sempre facilmente visíveis. É preciso olhar com profundidade, discernir, saber que temos mais a fazer do que ganhar dinheiro e pagar contas.

Filósofos e mestres alertam que somos seres sensíveis, cobertos por pesados envoltórios. Para “descascar” as várias camadas de ego, enganos e ilusões, existem muitos instrumentos de bordo: o conhecimento que se obtém com os estudos é um deles. Por isso, é útil, aprender, prestar atenção, absorver o máximo de informações. Outras ferramentas imprescindíveis são os relacionamentos. Cuidar das nossas relações colabora para o crescimento, principalmente no campo emocional. Aprender a se relacionar sempre torna o caminho mais fácil, mais leve. Ah! Não se pode esquecer também do corpo e da atenção aos cuidados que ele merece, pois se trata de um grande aliado no processo de auto-realização.

Um comentário:

Gisele Freire disse...

Tão lindo Rô!
Adoro teus escritos, ensinam tanto e tem tanta sabedoria!
Sou tua fã minha querida amiga!
Bjs
E vamos lapidando nosso diamante! :)