terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Você tem educação?

Educar vem do latim “educare”, que significa trazer à consciência um conhecimento latente, o potencial que deve (ou não) se transformar em “ato”, dependendo do estímulo, da motivação, do paciente trabalho de conscientização, capaz de despertar o que já está no interior de cada ser, nossa ilimitada capacidade de aprendizado e expansão.

A maioria de nós não tem esse tipo de “educação”. Escolas e famílias, com a melhor das intenções, acabam por nos adestrar, domesticar, reprimir, entupir de conceitos, regras e informações, mas não educar, de fato. Educação é algo mais profundo, construído aos poucos. Por fazer parte do reino da consciência, torna-se permanente, perpetua-se, fica impregnado, potência e ato, pensamento e ação para toda a vida.

O conhecimento verdadeiro é diferente do simples acúmulo de informações, porque é extraído como ouro no garimpo, vem do âmago, após a limpeza de camadas de condicionamentos e ignorância. No geral, temos mais informação do que educação propriamente dita. Às vezes, parecemos apenas um banco de dados, repletos de registros, mas com dificuldades para inovar, transformar, criar, adquirir novas percepções e “insights” a partir desse conhecimento acumulado. Paradigmas paralisam!

Nenhum comentário: