quarta-feira, 18 de março de 2009

Parto normal é bom...

foto: Klarita tirada da net
Com a experiência de quem teve três filhos de forma natural, conto pra você um pouco dessa história, porque acredito na sabedoria da natureza e sei o quanto é bom para a mãe e para a criança nascer da forma mais natural possível.

Cresci cercada de mimos e confortos, sempre seguindo a lei do mínimo esforço. Meus pais me davam tudo o que eu sonhasse, num estalar de dedos. Comecei a trabalhar aos 26 anos, por opção, e não por necessidade. Com esse perfil, imagine, fui casar com um tipo justamente oposto, daqueles que trabalham desde menino e são obrigados a encarar a vida com muita coragem. É o tipo que enfrenta as provas sem reclamar, não se conforma com acomodação e gosta de desafios.

Contagiada por essa filosofia, me convenci que era possível ter nossos filhos da forma mais natural possível. Compramos o livro “Nascer Sorrindo”, de Frederick Leboyer, obstetra francês que usa técnicas inovadoras no parto. O médico enfatizava que a criança no ventre da mãe está envolta em líquido, o que a mantém no escuro durante toda a gestação, quentinha, aconchegada e sem ruídos. O momento do parto é, portanto, extremamente traumático para ela. “De repente, luz, barulho, frio. Esse choque afeta o bebê, deixando seqüelas irreparáveis em sua personalidade”, afirma Leboyer, que propõe silêncio e pouca luz nas salas de parto, para que a adaptação da criança ao meio externo seja lenta e gradual. Tudo com muita suavidade.

Assim foi. Seguimos o método Leboyer ao pé da letra. E posso dizer que nascer dessa forma deve ser mesmo uma bênção. Acho que meus filhos também pensam assim. Os três são saudáveis, cada um recebeu leite do peito até os 18 meses, raramente precisam de médico e demonstram ser pessoas felizes e realizadas.

Apenas a luz de um abajur iluminava o quarto onde nasceu o caçula. Foi no meu próprio quarto que o obstetra Eliezer Berenstein, autor do livro Inteligência Hormonal, me ajudou no parto de cócoras. A criança nasceu com 4,5kg, super saudável. Os dois anteriores não eram tão gordinhos, mas também nasceram de forma normal, como a natureza pede. Minha recuperação sempre foi rápida. No dia seguinte nem parecia que tinha dado à luz. Sempre fiz muitos exercícios, principalmente yoga, e prefiro a alimentação natural. Isso deve ter contribuído, além da força do pensamento, é claro.

A vida geralmente é como percebemos, a gente pinta da cor que quiser e... “querer geralmente é poder”. .. Mas essa é outra história que fica para a próxima vez!

Nenhum comentário: