segunda-feira, 30 de março de 2009

Ho ' oponopono


Começou, dia 20 de março, uma nova estação e um novo ciclo zodiacal. O equinócio de outono (hemisfério sul) marca a entrada do signo de Áries, que representa impulso, coragem e iniciativa, atributos essenciais num mundo que exige atitude, posicionamento, realização.

Outono é época de renovação. As folhas caem, fertilizam a terra, que se mantém silenciosa para recomeçar o ciclo mais tarde, com novas flores, pássaros, fertilização. Pensando em mudança de ciclos, transformações internas, coragem e renovação, lembrei do Ho ' oponopono. Você já ouviu falar dessa técnica de cura?

O terapeuta Ihaleakala Hew Len experimentou o H oponopono com pacientes criminais do Hospital do Estado do Havaí. O lugar era tão baixo astral que todos os que ali trabalhavam tinham medo de sofrer agressões. O psicólogo não teve contato com os pacientes, apenas estudou cada prontuário médico e começou a fazer um trabalho consigo mesmo, como se a dor de cada pessoa fizesse parte dele também. " Depois de poucos meses, os pacientes que estavam acorrentados receberam a permissão para caminharem livremente, para outros, a medicação foi reduzida e muitos tiveram alta " , conta dr. Len.

A base dessa técnica é simples e baseia-se na premissa de que somos 100% responsáveis pela realidade à nossa volta. Se você assume completa responsabilidade por sua vida, tudo o que você olha, escuta, saboreia, toca ou experimenta é sua responsabilidade. Ou seja: a vida é da cor que você pinta. Qualquer realidade reflete nosso próprio estado de consciência, é uma projeção do nosso mundo interno e está de acordo com o que temos que aprender naquele momento. O problema, portanto, não está fora, está em nós e, para mudá-lo, temos que mudar a nós mesmos.

Ho ' oponopono, na língua original dos havaianos, significa " corrigir um erro " ou " tornar certo " . Embora não muito conhecido no Brasil, faz parte do sistema de cura desenvolvido pelos kanunas, mais particularmente por Morrnah Nalamaku Simeona, que o ensinou ao dr. Ihaleakala Hew Len. Significa, em essência, amar-se a si mesmo. Se você deseja melhorar sua vida, deve curar primeiro suas próprias mágoas, sua agressividade, os julgamentos negativos que carrega sobre si e sobre os outros.

Sabe o que o dr. Len fazia quando olhava os prontuários dos doentes? Simplesmente repetia interiormente: ' Eu sinto muito, Te amo ' , Me perdoe, Te agradeço. Uma vez após outra. De acordo com o Hoponopono, amar e perdoar a si mesmo e aos demais é a melhor forma de curar as dores do mundo. A cada evento que nos incomoda, podemos perguntar o que em nós está atraindo aquela situação, sabendo que, se somos responsáveis por guardar memórias, também podemos transformá-las.

O universo físico é uma realização dos pensamentos de cada ser humano. Toda realidade externa existe antes como forma-pensamento. Uma mente saudável cria uma realidade amorosa. A técnica do perdão/grati dão pode ser utilizada em qualquer sentimento, situação ou pessoa que nos cause desconforto. O resultado é sempre mais leveza nos relacionamentos.

Nestes tempos de outono, vamos nos renovar. Observar nossa mente e preenchê-la com a harmonia que queremos.

4 comentários:

Gisele Freire disse...


Bom dia!
Já estou praticando, isso é muito legal!
Olha, essa musica que botou aí é o máximo!
Vc é o máximo minha querida amiga do coração!
Tenha um dia feliz!
Vc tá cada vez mais iluminada e feliz, bom de te ver assim
Bjs
Gi

ritz disse...

Tia amada.
Que lindo!!!

Gostei muito, está bem informativo. ;)

Te amo até o último ponto do infinito

ritz

Tiago Cosmo disse...

Isto realmente funciona! Digo por experiência própria!
Depois que você me ensinou... Simplesmente Bárbaro!
Parabéns pelo Blog! Muito bem feito e com conteúdo interessantíssimo!
Bjs!

Gisele Freire disse...

não vejo a hora de ler o próximo texto hehehehe:)
Bom domingo Rô!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gi