segunda-feira, 16 de março de 2009

Você tem FIB? O Butão tem...

Quem diria, heim, o Butão preocupado com FIB! Aquele pequeno país, encravado na Ásia, aos pés da Cordi-lheira do Himalaia, aplica há mais de trinta anos um conceito muito legal, chamado Felicidade Interna Bruta (FIB). Em vez de focar o desenvolvimento apenas no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de riquezas materiais, o Butão valoriza não só o crescimento econômico, mas também as dimensões sociais, ambientais, espirituais e culturais do desenvolvimento.

Um exemplo a ser seguido nestes tempos holísticos, em que há cada vez mais consciência de que a fragmentação nem sempre é o caminho. Não adianta, por exemplo, o especialista tratar apenas a dor de cabeça, esquecendo-se que somos um todo: as emoções e os “programas mentais” influenciam a saúde e muitas vezes são responsáveis até pela baixa imunidade que propicia a invasão de bactérias e vírus. Também é burrice querer extrair o máximo da natureza sem pensar nas consequências a longo prazo. O conforto de hoje pode representar a escassez de amanhã.

É preciso observar a natureza e aprender com ela. Nesta edição temos o exemplo de Butão, que chama a atenção de pensadores e políticos. Estamos vivendo tempos de mudanças, na consciência humana, nos valores e nos fatos, que são reflexos desses novos tempos. Ninguém aguenta mais o estresse, a ambição desenfreada, o lucro a qualquer preço, o individualismo egoísta. Obama não é herói, mas representa um pouco dessa nova visão. Assim como a Felicidade Interna Bruta praticada no Butão. Mudar é preciso!

Nenhum comentário: